domingo, 27 de agosto de 2017

CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO

CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO

Bom GUERREIRAS, queria falar agora sobre um tema que não sei se todas sabem que pode ser feito, pois como eu falei ainda é tudo muito novo para mim.
É o Cateter Totalmente Implantado, como mostra a figura ao lado, é um Cateter que é colocado para fazer Quimioterapia, quando é constatado como foi no meu caso que as veias secundárias não vão aguentar todo o tratamento.
Como eu já falei antes, logo na minha Primeira Sessão de Quimioterapia a equipe de enfermagem percebeu que eu não conseguiria fazer as Sessões sem o Cateter.
O Dr. Gilberto me encaminhou para um cirurgião Cardiovascular para fazer a implantação do Cateter.
A cirurgia é muito tranquila, você sai do hospital no mesmo dia em que faz o procedimento.
Eu fiz o meu procedimento na segunda feira e na quinta feira da mesma semana já estava fazendo a Quimioterapia pelo Cateter.
A cirurgia é muito rápida e não dói nada e nem incomoda, eu nem me lembro que ele está dentro de mim, ele fica igual a um Marca Passo, totalmente dentro da pele.
Na hora da Quimioterapia, a enfermeira limpa o lugar da pele em que fica o Cateter e manda eu segurar a respiração e coloca a agulha direto no cateter, eu não sinto nem a picada da agulha, quando a agulha já está dentro do Cateter, a enfermeira manda eu soltar a respiração, lava o Cateter com soro e já começa a correr a medicação, é muito pratico. E quando acaba a Sessão, ela faz o mesmo procedimento.
Depois que acaba todo o meu Tratamento de Quimioterapia, a única coisa que eu vou ter que fazer é ir de tempo em tempo a clínica para fazer a limpeza do Cateter, que pelo o que eu vejo, não leva mais do que dez minutos.
A retirada do Cateter vai depender da avaliação do Oncologista, mas pelo o que o Cirurgião Cardiovascular me falou, geralmente o Cateter ainda fica com a gente por um bom tempo.
Portanto, minhas queridas amigas GUERREIRAS, vai mais uma dica, se você estiver tendo problemas com as suas veias na Quimioterapia, converse com o seu Oncologista sobre a colocação do Cateter, pois, é muito rápido e sua vida em relação a Quimioterapia vai mudar. 
Bjs.

Um comentário:

A IMPORTÂNCIA DO GENETICISTA

A IMPORTÂNCIA DO GENETICISTA Olá  GUERREIRAS, hoje quero falar sobre o papel do Geneticista no tratamento do Paciente Oncológico. ...